segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Pregação do Segundo Domingo após a Epifania do Senhor

Pregação do Segundo Domingo após a Epifania do Senhor
( 17 / 01 / 2016 )


A Paz e a graça de Nosso Senhor Jesus cristo amad@s !!!

O Evangelho deste segundo domingo após Epifania do Senhor traz além do milagre belíssimo e do início ministerial de Jesus Cristo, no qual transforma água em vinho em meio a uma festa na qual ele foi convidado com sua mãe e seus discípulos, a certeza que a confiança em DEUS e entrega radical a seu filho provera em nossas vidas abundantes graças.
A cidade de Caná é mencionada apenas no evangelho de João e situa-se a oeste do mar da Galileia, e vale salientar que Jesus estava no iniciar de seu ministério e era ainda bem desconhecido pelo povo. Naquela época faltar vinho era mais que embaraço social, visto que a família tinha a obrigação de prover um banquete ao nível do padrão social exigido, e não havia variedade de bebidas, as festas eram regadas a água e vinho. No momento e que este vinho acabará Jesus é interpelado por Maria sua mãe com a frase Eles não tem mais vinho. E Jesus logo responde “Que temos nós em comum, mulher? Aminha hora ainda não chegou. Mas a hora da celebração do casamento ainda também não havia de terminar pois os festejos de um casamento naquela época duravam até sete dias e sete noites. Quando de fato o noivo saia com sua esposa sem véu, provando a consumação do dito casamento. O ministério de Jesus estava também a iniciar e nessa semelhança Maria que tudo observava e guardava em seu coração diz aos serviçais: Faça tudo o que ele mandar. E assim o fizerem encheram os potes com água e depois levaram ao encarregado da festa que estranhou oferecer um vinho com pouca qualidade e só naquele momento trazerem o melhor vinho a ser servido.
A palavra de hoje amad@s e irm@s nos traz a reflexão da necessidade da obediência ao Senhor e do colocar-se aos pés do Senhor para cumprir tudo o que ele nos disser... e recordo as palavras das sagradas escrituras em Mateus 25.35-45 que o Senhor nos comunica como servi-lo. Dando de comer a quem tem fome, beber a quem tem sede, cobrir a quem tem frio, visitar a quem está doente e tudo o que fizermos por um pequenino faremos ao Pai. E ainda as palavras de Êxodo 20. 1 – 17 os mandamentos em que a lei maior se faz amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, não roubar, não matar, não cobiçar nada que pertença ao próximo desde sua companhia ao animal que se encontra em sua terra...
Irmãos e irmãs o pai procura sua noiva para o casamento real, e o festim já está preparado, somos a noiva, somos a igreja do Senhor convidada a todo dia e momento a vivermos a misericórdia, fidelidade e amor a DEUS. Como nos disse a segunda leitura de hoje I coríntios 12. 4-11, são variados os dons mas bebemos de um mesmo espirito, somos galhos de um único corpo, e este corpo é Cristo Jesus! Venham tragam seus alabastros com água... tragam suas vidas vazias e eu as transformarei no mais puro vinho, e eu a transbordarei sua vida em benção e unção. É preciso depositar-se aos pés do Senhor e deixar-se mergulhar na providencia sem fim na qual a fonte jamais se esgotará e nossa vida resplandecerá no matrimonio perfeito. É preciso como fez a leitura de Isaías 62.1-5 de hoje nos transmitindo que o Senhor se regozija conosco que somos suas noivas, e as nações verão a justiça e seremos chamados por um novo nome que a boca do Senhor irá chamar. E assim somos ainda convocados em Deuteronômio 28:13 "E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir".  Filhos e filhas vamos!!! Vamos cumprir o que nos manda o pai AMAR e profetizar entre as nações, confiar, acreditar e semear mais e mais amor e inclusão.
Que as palavras de hoje nos alimente, e nos de um novo ânimo de vida abençoando nossa semana e nos tornando mais e mais cristãos renovados pela fé. Que saímos alimentados na perspectiva de colocarmos nossas vidas aos pés do Senhor seja tudo, inclusive nosso nada, pois o nosso DEUS é Deus do impossível, que tudo pode e tudo faz ao que crer. Amém

 Willams da Penha Silva

Líder pastoral da ICM Cabedelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário