segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

02 Anos de ICM em Cabedelo

Neste final de semana a nossa comunidade esteve em festa: 02 anos de ICM Cabedelo. São 02 anos de anunciação da radical inclusão na cidade de Cabedelo. São 02 anos que a igreja dos Direitos Humanos encontra-se presente em Cabedelo defendendo e manifestando seu total apoio a tod@ ser humano independente da sexualidade, gênero, classe social, etnia.

Um dos pontos principais do nosso credo, apresentado pelo Diácono Clisten Corgellys (líder pastoral da ICM João Pessoa), é "eu não sou livre enquanto uma pessoa permanecer escrava". Desta forma, a 02 anos estamos dissipando as trevas da ignorância, preconceito, descriminação a toda criatura, afinal cremos que "todos os homens e mulheres são igualmente humanos" e cremos, também, "na beleza, simplicidade, no amor que abre o braços a todos, na paz sobre a terra".

Com a principal finalidade de servir a todos os povos, estamos a 02 anos anunciando o amor radicalmente inclusivo em cristo, um amor que une e não segrega, não exclui, não descrimina. Buscando sempre refletir a luz de Cristo, em seus mais variados tons, cores e intensidade, servimos e louvamos a Deus de forma simples, com humildade e na fraternidade uns para com os outros, pois Deus é também comunidade.

No ano de 2015 demos um salto muito grande em Cabedelo, Realizamos a I Mesa de Diálogos Sobre Direitos Humanos e Dignidade LGBT, com o tema: Incluindo o Humano na Sociedade. Contamos com a presença de vários segmentos da sociedade: prefeitura de Cabedelo, Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Delegacia de Crimes Homofóbicos, Diácono Ferreira Júnior da ICM Fortaleza, Pai Cosmo (representando as religiões de matrizes africanas), sociedade civil, entre outros. Em um dia discutimos a questão da inclusão dos LGBT na sociedade, na igreja, além de estimular a tod@s exigirem políticas públicas voltadas a este segmento social.

O Teatro Santa Catarina foi palco de debates calorosos e edificantes. As duas mesas organizadas, uma pela manhã e outra a tarde, dialogaram bastante entre si. 

A banda marcial que fez o encerramento do evento: fechou com chave de ouro. 

A partir deste evento tivemos laços mais fraternos com a Casa do Pai Cosmo: atenderam todos os nossos chamados para participar dos eventos da igreja, desde a Mesa de Diálogos até o nosso culto ecumênico que foi realizado no ultimo dia 27 de fevereiro de 2016.

A ICM Cabedelo sempre foi vista como igreja satânica, demoníaca por incluir o humano, no caso os gays, lésbicas e transsexuais de forma especifica, enquanto membros e defenderem a sua liberdade e identidade de gênero e sexualidade. Apesar de pedras colocadas no meio do caminho serem colocadas, Deus sempre se manifestou em nosso meio realizando o impossível: retirando as pedras que por algum motivo não conseguimos retirar.

Sempre defendi a ideia que nós, cada um dos membros, somos senhores do possível e Deus é Senhor do impossível: o que é possível que nós enquanto humanos podermos fazer, Deus não o fará. Poderá nos conceder ânimo mas Ele só fará o que impossível para nós, pois Ele é Deus (realizar o impossível é a sua especialidade). E dentro do nosso possível que a ICM Cabedelo fez a I Mesa de Diálogos e realizou em 02 dias seu aniversário na rua. 

O Espirito Santo sempre nos encobriu com bom animo, força, conforto, principalmente nosso líder pastoral, Willams da Penha: um homem de garra, coragem, força e bastante sabedoria de Deus. Que o Senhor continue abençoando e iluminando grandiosamente a sua vida e que a cada dia mais você possa ser esse brilhante farol colorido que, sendo usando por Deus, continue oriente, cuide e proteja as ovelhas de Cristo como o bom pastor. 

O primeiro culto na ICM Cabedelo: um grupo de pessoas formado por Jany, Gerlane, Willams, Sheila e Alessandra se reuniu na casa de Jany e Gerlane para louvar e enaltecer o nome do Senhor. Dois anos se passaram e membros se afastaram por diversas razões, outros de diferente lugares (Santa Rita, João Pessoa, Bayeux) vieram e tornou essa comunidade mais Metropolitana, mais inclusiva, mais fraterna.

Um hino que reflete muito essa festividade de 02 anos é uma canção do grupo Expressão Vocal, Agradecer. Queremos agradecer a Deus por tudo de bom: bênçãos, milagres, alegrias, felicidades, mas acima de tudo agradecer pelas nossos desertos, tristezas,aflições, tribulações pois são elas que nos edificam na fé, como está escrito em Tiago 1:2-4: "Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passares por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma".

Se estamos na cidade de Cabedelo a 02 anos isso significa que Deus escolheu a cada um de nós para fazer a sua boa obra. Devemos ter a certeza e convicção que Deus está conosco e age em nós para que o seu amor seja revelado ao mundo. E continuaremos firmes até o momento que o Senhor, através de sua grandiosa sabedoria e discernimento, não quiser que a ICM Cabedelo fique de pé anunciado o Deus radicalmente inclusivo. Afinal, "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguem há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Isaías 43:13).

Parabéns ICM Cabedelo. Que o Senhor continue sempre nesta comunidade abençoando, derramando esse amor fraternal bastante presente nesta comunidade. Jamais esqueçam que cada um de vocês são membros de um só corpo, estão ligados, conectados para servir e realizar a boa obra de Deus. Sendo que, quem decide a função de cada um é o cabeça deste corpo: o próprio Deus.




Maylton Marques Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário